26 de jan. de 2012

Sacolas de pano

Ontem, passou a vigorar  a lei municipal em São Paulo que proíbe os supermercados de fornecer gratuitamente sacolas plásticas à base de petróleo. A cidade de Campinas também adotou a lei e já está funcionando, pelo menos no meu bairro e no Carrefour D. Pedro. Ontem fui ao supermercado  e muitos desavisados estavam pagando R$0,14 por uma sacola biodegradável.
Eu não discuto calorosamente política e a vergonha que está  não só no Brasil, como muitos acham. Sempre fui da opinião de que outras leituras e outros jornais não globais são necessários para ficarmos por dentro do que realmente acontece ao redor. E sempre que essas discussões calorosas em família ou entre amigos estavam idolatrando outros países, eu humildemente estava firme com a teoria da formiga para se viver em sociedade. Saber o que está acontecendo com seu vizinho, na sua rua, no seu bairro e assim por diante. Mas, isso é papo de "hippie", "bicho grilo" ou de otimistas românticos, etc e tal, foi o que sempre ouvi.  Quando entrei na faculdade, em 2001, pedi pra minha mãe fazer uma linda sacola de crochê bem grande pra levar as compras do supermercado, sacola essa igual a que ela já tinha feito pra minha irmã quando a mesma entrou na faculdade em 1995, que copiou da mesma que ela tinha feito em 1978 quando foi morar nos E.U.A com meu pai.
Por essas e outras que hoje me sinto feliz e orgulhosa de minha teoria dos pequenos passos, da emissão de bons pensamentos às pessoas e ao mundo, ao ver "aqueles" que sempre criticaram, que não se preocupam com a natureza, caminhar com suas sacolas de "hippie" ao supermercado... Porque agora é lei, e onde eu vivo está funcionando.


Um comentário:

  1. O que eu tentei expressar com a questão da política foi que lógico que tem muito absurdo acontecendo na política sim, mas tem algumas pequenas coisas acontecendo de bom na sociedade também. Quero dizer que enquanto ficamos indignados com as questões de corrupção que saem na Veja, também precisamos entender as políticas que estão acontecendo em nosso bairro. Essa lei das sacolas plásticas é uma política de educação ambiental importante para a sociedade. Obviamente não é a solução.

    ResponderExcluir