23 de jan. de 2012

Pão do caderno vermelho

A receita do pão foi tirada de um caderno de receitas de capa dura vermelha, datado de 1978, feito à mão e dedicado a uma amiga. Foi resgatado na casa fechada da tia já idosa por uma jovem sobrinha. A amiga que ganhou o caderno é a tia e a sobrinha é quem nos convidou e abriu sua cozinha para essa saborosa experiência.
O caderno e a receita.

















Aqui a receita para o pão chamado "Pão de Óleo".

  • 1 copo de leite morno
  • 1 ovo
  • 50 gramas de fermento biológico
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 xícara de café de óleo
  • pitada de sal
  • farinha de trigo até desgrudar da mão
Sem recheio ou com o recheio que você quiser. Fica uma massa linda, fofa, creeeesceee... e fica delicioso.
Massa crescendo em cima do fogão à lenha e bolinha no copo de água para acompanhar a fermentação, como faziam nossas avós.
















O nosso rendeu dois pães salgados e dois pães doces. O recheio salgado foi de linguiça calabreza picante, linguiça de frango, rúcula e queijo meia cura. Recheio pronto daí abre, estica, vira, abre , recheio e forno.






























O recheio doce foi de chocolate meio amargo e ficou incrível.
















E o resultado foi ótimo mas durou segundos!





4 comentários:

  1. Momento sublime em 2012! Sorte estar presente nesta noite gastronoca. Por um lado a chácara sertãozinho provem a mais puro sintonia com a terra, os elementos orgânicos, do oito minha cunhada nutricionista apura o sabor.

    A família reunida, como estávamos, ingredienta o amor no sabor! Fora o livrinho vermelho q a Te achou! Inenarrável!

    Petisco e papo o blog dos verdadeiros momentos gastronômicos!

    Bjxxx saborosos a todos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Antônio, obrigada pelo carinhoso comentário. Sorte poder ter pessoas assim como vocês que compreendam a proposta da "cozinha do coração". Sorte a nossa também, poder contar com a Tê e o Rafa que abrem a chácara com o maior prazer, disponibilizam temperos, verduras, legumes e frutas, tudo orgânico com muita qualidade. Sinto que esses momentos estão cada vez mais enriquecidos, os petiscos mais saborosos e a prosa mais verdadeira e gostosa. Já vamos marcar um próximo. Sublime!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummm...Fiquei com vontade, vou avisar o Quito desta receita, ele tb faz ótimos pães. A nossa cozinha tb está a sua disposição,rs. Parabéns Lu, seu blog está uma delícia. Bjs,Tia M.Helena

    ResponderExcluir
  4. Tia, essa receita é muito boa, o Quito vai gostar! E precisamos marcar um almoço em Pirassununga mesmo, vou adorar! Beijo grande.

    ResponderExcluir